Painel dos Gêmeos em Helsinque

Street Art Helsinque


É impossível caminhar por mais de 10 minutos em Helsinque e não se deparar com um lindo painel pintado.

O grafite chegou na capital da Finlândia na década de 1980, mas foi totalmente erradicado entre os anos de 1998 a 2008. Período que ficou conhecido como “Tolerância Zero”, banindo esta linha de expressão artística.

Porém, ao longo da última década, a arte de rua começou a aflorar novamente e a cidade passou a ter mais tolerância. A partir deste período a capital passou a promover eventos como o Helsinki Urban Art, Upea e Mimmit peinttaa.

Paredes de graffiti pintadas na década de 1990 e removidas foram repintadas, e distritos de arte de rua genuínos se desenvolveram na área metropolitana.

Rota da Arte

No centro o corredor Baana destinado a pedestres e ciclistas que começa junto à Estação Central de Helsinque e corre ao longo de uma antiga linha ferroviária é um desses espaços de galeria a céu aberto.

É neste local que o maior nome do graffiti finlandês EGS e os Gêmeos imprimiram juntos seus talentos em um dos paredões.

O colorido dos sprays transforma paredes em vida, caixas de energias e laterais de prédios em painéis de arte que podem ser apreciados por toda a cidade, mas, principalmente nos bairros da capital.

Painel pintado por EGS em Helsinque


O distrito de Itä-Pasila é um dos principais pontos de Helsinque. Ele abriga o lar do que já foi conhecido como Galleria, o local de pintura está dentro de uma antiga ferrovia.

Em 2019 foi inaugurado o Pasila Urban Art Center, que abriga exposições e oficinas de arte urbana. Para aqueles que querem bater perna pelas ruas apreciando as obras, existem também passeios guiados pelo bairro.

Outros bairros como Kallio, Suvilahti, Arabianranta e Centro comercial Laajasalo também são locais que concentram obras. Para facilitar a localização a cidade de Helsinque publicou um mapa do que pode ser encontrado pela capital.

Vai de Trem

A linha de trem P que sai da estação central de Helsinque proporciona um excelente roteiro. As paradas são as estações Kannelmäki, Malminkartano e Myyrmäki.

A primeira parada é a estação de Kannelmäki, onde várias obras de arte interessantes apareceram nos últimos anos. Em 2018, o artista finlandês Jussi TwoSeven pintou uma série de obras no bairro como parte do Festival Upea .

Depois siga para a próxima estação Malminkartano, onde a primeira arte de graffiti na Finlândia foi pintada nas paredes do túnel em 1982. Em 1995 a estação ganhou cor pelas mãos de 40 artistas. Porém, foram apagadas durante o período de “Tolerância Zero”. Somente em 2017 que o endereço voltou a ser um importante espaço do graffiti e arte de rua.

E a última parada do roteiro é Myyrmäki. A estação faz parte do município vizinho de Vantaa, mas ainda faz parte da mesma zona de transporte público AB de Helsinque. Além de toda a arte de rua dentro e ao redor da estação, Myyrmäki também é a casa do Vantaa Art Museum Artsi, que abriga muitas exposições de arte de rua.

Crie seu próprio roteiro

O streetart.helsinki é um serviço online elaborado pela cidade de Helsinque, que reúne informações, instruções, fotos e vídeos desta arte que vive na temporalidade e nas obras mutantes.

E justamente por ser mutante, o mapa muitas vezes pode estar desatualizado, mesmo assim, é uma excelente fonte de pesquisa para os apaixonados por Arte de rua.

Street Art em 33″

Gostaria de dividir um pouco desta arte com aqueles que não podem vir a Helsinque e, claro, motivar aqueles que pretendem visitar esta maravilhosa cidade.

Por isso, decidi lançar uma série de vídeos mostrando cada obra por 33 segundos. Claro, muitas merecem um longo período de exposição, mas acredito que 33 segundos é um tempo razoável para aqueles que gostam de apreciar um bom trabalho.

Na verdade, acredito que a maioria das pessoas passam por muitas obras e sequer dão alguns segundos de atenção. Por exemplo, qual foi a última vez que você parou na rua para apreciar um painel?

Então, aperta o play e aprecie!

Entre Pousos e Decolagens no Youtube