Fortaleza de Suomenlinna
Na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO a Fortaleza de Suomelinna é um passeio imperdível para quem vem a Helsinki.
A apenas 15 minutos da praça do Mercado Central o complexo de ilhas abriga museus, diferentes atrações e espaços para relaxar. É um lugar de causar arrepios para quem ama história, afinal a fortaleza bastião em seus mais de 250 anos serviu a três reinos.
Mais de 250 anos de História
Suomenlinna é uma das maiores fortalezas marítimas do mundo. Começou a ser construída no século XVIII, quando a Finlândia pertencia ao reino da Suécia.
A fortificação está localizada na entrada do porto de Helsinki. E sob o comando do rei Frederico I da Suécia foi construída estrategicamente para proteger a cidade dos Russos.
Seu nome em sueco é Sveaborg, que significa “Castelo dos Suecos”, porém a tradução para o finlandês é Viapori, denominação ainda utilizada nos dias atuais.
Em 1808 os Russos dominaram a Finlândia, incorporando o país ao Império dos Czares. Durante os 110 anos seguintes Sveaborg serviu como base naval russa. Neste período a fortificação foi ampliada e vários edifícios foram construídos, incluindo uma igreja-ortodoxa.
Em 1918, após a independência da Finlândia, a fortaleza foi rebatizada de Suomenlinna, o que significa Castelo da Finlândia. Durante os 50 anos seguintes a fortificação serviu ao exército finlandês até sua administração ser transferida em 1973 ao Ministério de Educação e Cultura.
Por seu valor histórico foi declarada em 1991 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que reconheceu o arquipélago como exemplo único da arquitetura militar de sua época.
Importante ponto turístico da capital
Banhada pelas águas do mar báltico este lindo complexo de ilhas abriga um pouco mais de 800 residentes. Mas, por oferecer diferentes serviços e eventos o ano inteiro o complexo registra cerca de 1 milhão de visitas anualmente.
Muito apreciada pelos locais e quase que um destino obrigatório para quem visita a capital, a fortaleza faz muito sucesso no verão, porém, nos últimos anos aumentou significantemente o número de turistas durante o inverno.
Como chegar
Só é possível chegar até a ilha com transporte aquático. A forma mais econômica é pegar a balsa do HSL, que é o sistema de transporte público de Helsinki. O bilhete custa 5 euros e vale por 12 horas.
A balsa sai da praça do mercado central e o trajeto dura entre 15 e 20 minutos.
Não posso deixar de mencionar que o percurso, em si, já é um passeio maravilhoso. Pois, navegar pelas calmas águas do báltico vendo de outra perspectiva Helsinki é muito relaxante.
Horários e valores atualizados
Acesse o site oficial da HSL, empresa que opera o transporte público em Helsinki, para conferir os valores e horários atualizados. https://www.hsl.fi/