Riga

Riga pós-Covid19

Riga, capital da Letônia, foi a segunda parada do nosso tour pelos países bálticos. Ficamos 5 dias na cidade e percebemos que apesar de ainda ter restrições em decorrência do Covid19 a rotina da cidade parece restabelecida.

Ficamos hospedados no centro histórico e nossos passeios fora dos limites da Old Town não ultrapassaram 1,5 km. Por isso, não precisamos do transporte público. O que sempre é bom, em especial, neste momento.

Nem parece que o país está recém-aberto liberado de seu estado de emergência. As ruas, assim como restaurantes, estavam bem movimentados. Placas sobre distanciamento seguro de 2 metros assim como outras medidas de prevenção são encontrados em todos os lugares. Mas tudo está bem tranquilo.

Lojas de rua, supermercados, shopping centers, museus e igrejas funcionando normalmente. Para bares e restaurantes além das medidas de segurança, e claro, higiênicas, só podem funcionar até a meia-noite.

Visitamos cinco museus. Todos com álcool em gel e placas na entrada. Mas, em nenhum lugar foi exigido luvas ou máscaras. A maior restrição que encontramos foi no tour para visitar a prisão localizada na antiga sede da KGB. O tour só podia ser feito guiado com no máximo 4 pessoas ou 5 se fossem da mesma família.

Já os museus da Ferroviária, Museu da Ocupação, Museu da Guerra e o Museu Nacional nenhum tipo de restrição a não ser manter a distância segura. Também não encontramos restrições para a visitação das igrejas medievais do centro histórico.  

Nossa visita com maior circulação de pessoas foi ao mercado municipal, um dos maiores da Europa. Listado como Patrimônio Mundial pelo UNESCO o mercado está instalado em uma área de 72.300 metros quadrados. O local virou um ponto turístico, pois suas principais instalações estão dentro de cinco hangares para Zeppelin, estrutura deixada pelos alemães quando estiveram no país.

Mercado central de Riga
Mercado Central de Riga

Amamos conhecer Riga. Uma cidade linda, com um povo educado e uma história de superação. O centro histórico é extremamente limpo e seguro. Partimos felizes em saber que a cidade e seu povo estão bem e que pudemos aproveitar nosso curto verão.