Ylioppilashattu

Vappu

Hyvää Vappua!

A maior e mais esperada festa da Finlândia é realizada no dia 1º de maio.  O feriado é chamado de Vappu e reúne múltiplas comemorações. Aqui como em boa parte do mundo também é o Dia do Trabalho, mas os finlandeses celebram a chegada da Primavera e uma série de tradições estudantis.

Grito de Largada

Tradicionalmente o feriado inicia-se às seis horas do dia 30 de abril. Uma multidão se reúne na frente da fonte onde está a estátua de Havis Amanda para colocar-lhe um quepe, o tradicional chapéu que representa o término do ensino médio ou técnico. Após a cerimônia a capital é tomada por um clima festivo e carnavalesco que dura noite adentro.

Havis Amanda
Havis Amanda e seu ylioppilashattu

Piquenique

Os finlandeses amam piqueniques e não precisam de motivos para ocuparem parques e praças. Mas, durante a Vappu agregam itens especiais aos tradicionais encontros familiares e de amigos.

Como qualquer outra boa festa, a tradição Vappu não estaria completa sem seus alimentos e bebidas específicos. Por tanto, se pretende estar aqui na Finlândia para comemorar com os locais este feriado, não esqueça de colocar na cesta para o piquenique a tradicional sima, bebida frutada que pode ser alcoólica ou não; os munkkis, que são parecidos com o nosso bolinho de chuva coberto com açúcar de confeiteiro, a tippaleipä, uma massinha frita em tiras coberta também com açúcar de confeiteiro e claro, não esqueça um  bom espumante para brindar “Hyväa Vappua!”.

Tradições estudantis

Primeiro de maio também é dia para os finlandeses mostrarem todo seu orgulho sobre a educação. E isto é feito através de duas peças do vestuário: o quepe e o macacão.

Ao concluírem o ensino médio ou técnico os formandos recebem além do diploma um quepe, chamado em finlandês de ylioppilashattu. Ambos são de base branca e aba preta, mas os do ensino técnico são acrescidos de um pompom pendurado por uma cordinha.

Este é o dia que os finlandeses de todas as idades tiram seus quepes da gaveta e desfilam pelas ruas do país, como se estes fossem troféus.

Haalarit

Chamados de Haalarit os macacões são outra peça do vestiário na tradição estudantil. Eles são diferenciados por cores. Através da cor é possível identificar o curso e a universidade do estudante. Os macacões são usados em eventos distintos, por isso, muitos estudantes desfilam com as peças cheias de bottons, pois estes representam os eventos aos quais já participaram.

Os tradicionais Haalarit

Aqui na Finlândia todos tem o direito de receber a mesma educação e ela é gratuita do ensino fundamental à Universidade. Não é à toa que o país lidera a lista da “Melhor Educação do Mundo”. Sem dúvida é motivo de muito orgulho! Eu achei emocionante e lindo este valor que eles dão à educação. Aliás, é admirável o respeito com que o Estado trata os alunos e, principalmente os professores.

Assista em nosso canal do Youtube